quinta-feira, 21 de maio de 2009

Aspectos Físicos da Alemanha


Clima:temperado e marítimo; invernos e verões frescos, enevoados e húmidos; ocasional vento Föhn, morno.

Relevo
:O relevo alemão divide-se basicamente em amplas planícies no norte e montanhas do centro ao sul do país. O Zugspitze é o ponto mais alto, com 2962 metros acima do nível do mar, na fronteira alpina com a Áustria. A Alemanha possui paisagens variadas: de praias a picos nevados o ano inteiro. Campos, litoral e ilhas no norte Planícies e colinas marcam o norte. Raros locais ultrapassam os 200 metros de altitude.

Vegetação:A paisagem vegetal européia de hoje representa uma parcela muito pequena do que foi essa cobertura vegetal no passado. A diminuição sensível do espaço ocupado pela vegetação natural está relacionada a um grande número de fatores, principalmente aos de ordem econômica.A antigüidade da ocupação humana no continente, o intenso aproveitamento econômico que essas populações sempre fizeram e fazem ainda hoje da vegetação nativa, a elevada densidade demográfica continental, a urbanização e o uso intensivo do espaço rural para a produção agropecuária foram fatores que levaram ao processo de devastação da vegetação original.que restou dessa paisagem aparece hoje distribuído em cinco formações distintas, em função das diferentes condições de solo e dos vários tipos de clima no interior do continente.A vegetação européia é o reflexo das condições climáticas e dos tipos de solo. Destacam-se, do norte para o sul, as seguintes paisagens vegetais:Tundra: paisagem típica de regiões em que predomina o clima polar ou ártico. O desenvolvimento vegetal ocorre durante o curto verão, uma vez que no inverno os solos estão congelados, sendo marcado pela presença de musgos, liquens, gramíneas e arbustos. Os liquens, plantas resultantes da associação de fungos e algas, dominam a paisagem, chegando a cobris até as rochas presentes na região;Floresta boreal: ao sul da tundra, é caracterizada pelo domínio das coníferas (pinheiros). As coníferas apresentam folhas duras e aciculares (em forma de agulha), cujas funções são impedir a acumulação da neve nas copas das árvores e reduzir a superfície de evaporação, pois as chuvas são raras na região;Floresta temperada: ao sul da floresta boreal, é mais diversificada do que essa, pois, além de pinheiros, observa-se a presença de árvores como a faia e o carvalho. As espécies dessa floresta apresentam folhas caducas, isto é, que caem durante o outono.

Hidrografia
:A Alemanha possui muitos rios navegáveis, o principal é o rio Reno.
Lista de todos os rios alemães:
Rio Danúbio - 686 km
Rio Elba - 700 km
Rio Havel - 341 km
Rio Isar - 283 km
Rio Lech - 100 km
Rio Meno - 524 km
Rio Mosela - 242 km
Rio Neckar - 367 km
Rio Neisse - 252 km
Rio Oder - 885 km
Rio Reno - 865 km
Rio Ruhr - 217 km
Rio Spree - 382 km
Rio Weser - 440 km
A importância dos rios no transporte é tão grande, que existe até uma ponte de um rio sobre outro rio, sendo os dois navegáveis.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Localização da China


localização geografica:
Localizada no norte do Hemisfério oriental, a China está situada na parte oriental do continente asiático e na costa oeste do Oceano Pacífico.
localização astronomica:
75º E e 135ºE ,10° N

terça-feira, 12 de maio de 2009

Localização da Alemanha


Localização geografica:
A Alemanha está localizada na Europa central, nas margens do mar do Norte e do mar Báltico, entre os Países Baixos e a Polônia, a sul da Dinamarca
Localização astronômica:
51°00'N,9°00'E